Jardim Amália Rodrigues

Inaugurado em 1998, prolonga-se para norte do Parque Eduardo VII, numa área central e das mais altas da cidade - daí a designação original de Alto do Parque. Foi entretanto renomeado em 2000 para homenagear a fadista Amália Rodrigues.

Trata-se de um espaço verde excepcional que oferece uma magnífica vista sobre a cidade e o rio. O seu relevo e desenho dão-lhe grande diversidade de ambientes. Possui um grande anfiteatro verde virado para o vale da Avenida da Liberdade e um lago artificial circular, conhecido por espelho de água, junto do qual se localiza um bar com esplanada. No ponto mais alto do jardim existe ainda um restaurante de luxo.



O valor patrimonial deste jardim é elevado, não só por ser um jardim público inserido no conceito de Corredor Verde pertencente à Estrutura Ecológica da Área Metropolitana de Lisboa, como por integrar a concepção de urbanismo defendida pelo seu autor, o professor e arquitecto paisagista Ribeiro Telles.

Para ligar este espaço ao Parque Florestal de Monsanto, em 2012 foi inaugurada uma passagem superior para peões e bicicletas permitindo a passagem para o prado do Palácio da Justiça.

Participação da RTNC

  • Serviços:
    • Controlo técnico e financeiro da obra
    • Gestão administrativa
  • Prazo: 1996 a 1998
  • Tipo de obra: Infra-estruturas recreativas

Fotografias: RTNC e Ricardo Leite